Compras – Instruções

PASSO A PASSO
Como Solicitar Licitações de Materiais

1. Verificar no Calendário de Compras quais Grupos de itens podem ser requisitados na próxima Janela e o prazo estipulado.

2. (NOVO) Preencher o DOCUMENTO DE FORMALIZAÇÃO DA DEMANDA (DFD), encaminhando separado por GRUPO, ou seja, para cada Grupo, é preciso encaminhar um DFD novo. Enviar sem assinatura, pois será requisitada posteriormente. Para preencher o descritivo no Item 2. do DFD pode ser elaborado de três formas:

2.1: Lista fechada do DCOM : O Departamento de Compras disponibiliza uma lista com descritivos padronizados, que podem ser copiados. Para acessar a lista fechada – Clique aqui;
2.2: Catálogo UFSC : Gerar no Sistema Solar (SPA) a listagem completa de materiais atualizada, com a descrição de cada item dos grupos da janela correspondente. Para acessar o passo a passo – Clique aqui;
2.3: Especificação própria : Para dicas de como elaborar da melhor forma a especificação/detalhamento do item – Clique aqui.

3. Realizar a Pesquisa de Preços: para o passo a passo – clique aqui:
3.1: Acesse e faça o download da Planilha de Cálculo Média/Mediana;
3.2: Para mais informações sobre orçamentos – clique aqui.

4. (NOVO) Emitir o RELATÓRIO DE PESQUISA DE PREÇOS (RPP). Enviar sem assinatura, pois será requisitada posteriormente.

5. (NOVO) Preencher o documento de ESTUDOS TÉCNICOS PRELIMINARES (ETP), separado por GRUPO de códigos, da mesma forma que o DFD.

6. Criar uma Solicitação Digital no Sistema Solar (SPA) e enviar ao GCL/DIRADM/BNU. Para o passo a passo – clique aqui.

7. Encaminhar para o e-mail o arquivo editável do DFD e do ETP preenchidos. Mencionar no e-mail o número da Solicitação Digital gerada no passo anterior (Passo 6).

8. Os ajustes posteriores de documentação serão requisitados pelo GCL/DIRAM/BNU por meio do Sistema Solar. Os requerentes receberão por e-mail o número da Solicitação Digital a ser ajustada. Para recebimento da solicitação e encaminhamento deverão realizar o seguinte passo a passo – clique aqui.

9. Para o passo a passo de como assinar uma peça na Solicitação Digital – clique aqui.

Obs.: Essas orientações visam auxiliar nos procedimentos que concernem ao Campus Blumenau, porém, não substituem as informações constantemente atualizadas e publicadas no Manual de Compras do DCOM.