Servidores da UFSC Blumenau participam de capacitação sobre acessibilidade

13/03/2024 16:56

No dia 6 de março, servidores docentes e técnico-administrativos da UFSC Blumenau participaram de uma capacitação sobre acessibilidade. Foram abordados temas como legislação e aspectos fisiológicos do transtorno do espectro autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), bem como práticas pedagógicas voltadas para a inclusão de todos os estudantes em sala de aula. O evento foi organizado pelo Núcleo Pedagógico (NuPe).

Participaram da formação a professora e coordenadora do Centro Municipal de Educação Alternativa (CEMEA) Anelize Termann, e os professores Charles Deni Belz e Daiana Kienn. O evento contou ainda com a participação do professor Allan Rocha Damasceno da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

“Temos ciência que a diversidade na sala de aula é uma realidade desafiadora nas instituições de educação superior. Compreender e conduzir o processo educativo contemplando as necessidades específicas dos estudantes com TEA, TDAH e outros transtornos é fundamental para promover um ambiente inclusivo de aprendizagem para todos (as)”, avalia a coordenadora do NuPe, Zenira Maria Malacarne Signori.

Acesse abaixo os materiais disponibilizados na capacitação:

Daiana Martini/Serviço de Comunicação UFSC Blumenau