Coperve ofertará cursos de capacitação para interessados em trabalhar nos processos seletivos da UFSC

26/02/2021 11:21

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) irá oferecer cursos de capacitação para pessoas que desejem trabalhar nos processos seletivos presenciais (vestibulares) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os cursos serão ministrados em educação a distância, pela plataforma Moodle, e darão direito a um certificado aos que forem aprovados. O certificado fará parte dos critérios de seleção daqueles que pretendem trabalhar nos processos da Universidade.

Poderão inscrever-se nos cursos professores, servidores técnico-administrativos e alunos de graduação e pós-graduação da UFSC. Em cidades nas quais os servidores da UFSC não suprirem a demanda de trabalho nos processos seletivos, a capacitação poderá ser estendida para a comunidade externa. Segundo a presidente da Coperve, Maria José Baldessar, os cursos poderão integrar o Programa de Formação Continuada (Profor), voltado aos docentes.

A capacitação será ofertada em dois cursos sequenciais. O “Curso 1 – Conhecendo os fundamentos do Vestibular” terá 16 horas e abordará a história do Vestibular, a legislação, o sistema de cotas, as categorias especiais de candidatos (sabatistas, detentos, portadores de necessidades especiais) e comunicação e relação pessoal.

Aprovado nesta etapa, o candidato deverá participar de ao menos mais um “Curso 2”, com conteúdo voltado para cada uma das funções dos processos seletivos (coordenador de ala, coordenador de setor e fiscal do vestibular). O Curso 2 – Procedimentos do Vestibular, terá três módulos: Normas de Conduta (módulo 1); Direitos e Deveres dos Candidatos (módulo 2) e um módulo 3 com os procedimentos específicos do trabalho de cada uma das funções. Os candidatos poderão participar de um ou mais Cursos 2, conforme o perfil da vaga em que desejar atuar nos processos seletivos.

De acordo com dados da Coperve, 2.628 pessoas trabalharam na realização do vestibular da UFSC em 2020, que foi unificado com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Apenas na UFSC, o vestibular envolveu 2.284 pessoas, entre coordenadores, fiscais, equipes de escola e pessoal de apoio (seguranças, porteiros).

As inscrições para a primeira rodada de capacitação começam no dia 1º de março. Os cursos serão oferecidos a partir de 15 de março. Todas as informações referentes a estrutura, cronograma e funcionamento dos cursos, além dos links para as inscrições, estão disponíveis neste link.

Confira o cronograma das inscrições e dos cursos:

INSCRIÇÕES:
Curso 1 – 1º/03/2021 a 12/03/2021