BU divulga Plano de Trabalho para a Fase 1 de retomada das aulas

06/08/2020 15:29

Atualizado em 25/08/2020 às 13h51

A Biblioteca Universitária (BU) divulgou nesta quinta-feira (6) um ofício circular com o Plano de Trabalho para a Fase 1 de retomada das atividades letivas na UFSC, prevista para a semana do dia 31 de agosto. O documento traz a relação dos serviços que serão oferecidos à comunidade acadêmica durante essa etapa.

Grande parte dos serviços já estão sendo prestados de forma remota desde o início da pandemia, entre eles o esclarecimento de dúvidas sobre multa, negativa de débito, acervo e demais serviços da BU e o agendamento de devoluções em situações urgentes (casos de desligamento da UFSC). A maior atualização é referente aos empréstimos de livros, que poderão ser feitos mediante agendamento, exclusivamente para os professores da UFSC. Por enquanto o empréstimo para alunos ainda não tem data prevista para iniciar.

A inclusão do serviço foi necessária porque os docentes precisam adaptar os planos de ensino de suas disciplinas para o ensino remoto. Além do acervo físico, a BU disponibiliza ainda vários recursos de forma on-line. Segue abaixo um resumo deles:

Livros eletrônicos – A BU oferece acesso a livros eletrônicos em diversas áreas do conhecimento por meio de assinatura e também fez uma compilação de livros eletrônicos gratuitos.

Bases de dados – Com o objetivo de auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, estão disponíveis gratuitamente e por tempo limitado acesso a diversas bases de dados.

Portal de Periódicos da Capes – Para verificar os títulos disponíveis clique em “Buscar livro” no menu à esquerda, selecione a opção “Editor/Fornecedor” e após clique em “Pesquisar”.

Catálogo Pergamum – Na hora de fazer a busca, alterando o tipo de obra para “Livros”, o sistema apresenta os resultados para livros físicos e também eletrônicos.

Pesquisa Integrada (EDS) – Apresenta nos resultados da busca o conteúdo do Catálogo Pergamum, do Repositório Institucional e do Portal Periódicos da UFSC.

Para acessar alguns conteúdos, é necessário utilizar o serviço VPN para redeUFSC. Para saber como configurar, clique aqui.

Sobre direito autoral

A Secretaria de Educação a Distância (Sead) preparou uma cartilha destinada especialmente aos docentes na preparação de atividades pedagógicas não presenciais. O capítulo 5 é todo destinado ao tema direito autoral. No dia 30 de agosto, a Agecom publicou uma matéria em que a secretária de Aperfeiçoamento Institucional e professora do Departamento de Direito da UFSC Liz Beatriz Sass esclarece algumas das principais dúvidas sobre o tema e sua relação com as práticas de ensino (clique aqui para ler a notícia completa ou clique aqui para assistir ao vídeo).

Contato com a BSBLU

Em caso de dúvidas sobre o funcionamento da BU durante a Fase 1, os usuários do Campus Blumenau podem entrar em contato com a BSBLU pelo e-mail ou pelo Whatsapp, adicionando o número (48) 3721-3391 ou clicando aqui.

(Daiana Martini/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau)