Campus Blumenau da UFSC adere à campanha Janeiro Branco

11/01/2019 11:48

Durante as próximas semanas do mês de janeiro os servidores, alunos e a comunidade em geral poderão acompanhar, na página da UFSC Blumenau no Facebook, uma série de postagens sobre a importância do cuidado com a saúde mental. A campanha “Janeiro Branco”, idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão, propõe a reflexão e a quebra de tabus sobre o tema que, a cada ano, vem ganhando cada vez mais atenção dos órgãos e entidades de saúde pública.

Conversas sobre depressão, distúrbios de ansiedade, distúrbio do pânico e transtornos alimentares ainda são conduzidas de forma tímida nas rodas de conversa e pelas políticas institucionais nas organizações. Porém, estima-se, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que uma em cada dez pessoas vai precisar de cuidados de saúde mental em algum momento da vida.

As políticas de prevenção se estendem para todas as faixas etárias. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS),  vinculada à OMS,  as condições de saúde mental são responsáveis por 16% da carga global de doenças e lesões em pessoas com idade entre 10 e 19 anos. Metade dos casos começam aos 14 anos de idade, mas a maioria não é detectada nem tratada (leia aqui).

Globalmente, o Atlas de Saúde Mental 2017 demonstra que os investimentos para promoção e atendimento em saúde mental nas nações cresce em ritmo insuficiente. Em países de renda média e baixa, os gastos governamentais com saúde mental são inferiores a 1 dólar per capita (leia aqui e aqui).  Por isso, cabe a cada um de nós contribuir para a ampliação do acesso à informação e para o correto acolhimento dessas demandas dentro do espectro de atuação possível.

Saúde Mental na UFSC – A Universidade Federal de Santa Catarina possui uma Divisão de Serviço Social (DiSS), vinculada ao Departamento de Atenção à Saúde (DAS) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PRODEGESP), responsável pelo acolhimento do servidor nas questões de saúde mental e física. Acesse o site e saiba mais sobre esse setor: http://das.prodegesp.ufsc.br/diss-divisao-de-servico-social-servidor/

Na UFSC Blumenau – o campus dispõe de uma Agente de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas que pode orientar os servidores acerca dos meios de acesso a serviços de saúde qualificados, com apoio da área de Psicologia do Núcleo Pedagógico (Nupe). O Núcleo Pedagógico e o Núcleo de Assistência Estudantil também são setores de acolhimento e que podem auxiliar no direcionamento das demandas.

Os 5 objetivos da Campanha Janeiro Branco

1 – Fazer do mês de Janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições;

2 – Chamar a atenção de todo o mundo para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional nas vidas das pessoas;

3 – Aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem Saúde Mental e Saúde Emocional em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor;

4 – Chamar a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas, para a importância da promoção da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos;

5 – Contribuir, decisivamente, para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma “cultura da Saúde Mental” que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições.

(Fonte: http://janeirobranco.com.br/projeto-janeiro-branco/)