Serviços do Campus Blumenau impactados pela greve de TAEs

10/04/2024 16:16

Informamos à comunidade universitária que, em decorrência da Greve Nacional dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs), iniciada em 11 de março de 2024, alguns dos serviços prestados pelo Campus Blumenau estão suspensos:

Serviço de Engenharia Química (total)

  • Solicitação e acompanhamento das Requisições e do consumo mensal de Produtos Químicos Controlados;
  • Acompanhamento da geração e guarda de resíduos sólidos e aquosos gerados nas atividades do Campus Blumenau que não possam ser destinados à coleta comum e ao sistema de esgoto do município;
  • Intermediação entre os requisitantes e o Setor de Compras, no que tange vidrarias, reagentes e utensílios para laboratórios.
  • Serviços de dedetização, desratização e limpeza de caixas d’água.

Serviço de Segurança do Trabalho (total)

  • Emissão de CAT;
  • Entrega de EP’I ;
  • Análise de riscos (condições de segurança dos locais de trabalho e das instalações e equipamentos, gerenciamento e controle de riscos);
  • Treinamento da Brigada de Incêndio Voluntária;
  • Simulado de abandono;
  • Acompanhar e fiscalizar a execução de obras e serviços decorrentes da adoção de medidas de segurança, quando a complexidade dos trabalhos a executar;
  • Acompanhamento e levantamento de informações para Laudos de insalubridade ou periculosidade;
  • Vistoriar sistemas de proteção coletiva, equipamentos de segurança e de prevenção e combate a incêndio no Campus Blumenau;
  • Orientar à compra de máquinas e ferramentas;
  • Inspecionar locais de trabalho no que se relaciona com a Segurança do Trabalho no Campus Blumenau;
  • Realizar a investigação e o registro de anormalidades e ocorrência de sinistros no que diz respeito à segurança no trabalho;
  • Orientações aos trabalhadores e à comunidade, diretamente ou por meio de seus representantes, as condições que possam trazer danos à sua integridade e as medidas que eliminam ou atenuam estes riscos;
  • Fiscalização e execução dos contratos da Stop fire n°91/2022 (manutenção extintores e mangueiras) e n°76/2021 da IGT SERVIÇOS (luvas isolantes).

Serviço de Apoio Técnico Laboratórios de Engenharia Têxtil (parcial):

  • Suspensão de Apoio técnico em atividades de aulas experimentais;
  • Redução de atendimento técnico nos laboratórios de Engenharia Têxtil.

Serviço de Apoio Técnico Laboratórios de Física (total):

  • Atendimento de apoio técnico em atividades de aulas experimentais;
  • Atendimento de autorização de reservas de laboratório;
  • Atendimento de retirada e devolução de materiais de apoio técnico;
  • Suspensão de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos.

Serviço de Apoio Técnico Laboratórios de Matemática (total):

  • Atendimento de apoio técnico em atividades no Laboratório de Ensino de Matemática e Laboratório de Matemática Aplicada e Computacional;
  • Atendimento de autorização de reservas de laboratórios;
  • Atendimento de retirada e devolução de materiais de apoio técnico;

Serviço de Gestão Financeira (parcial)

Atendimento parcial de demandas inadiáveis:

  • Emissão das solicitações de notas de empenho (materiais de consumo, permanentes, diárias de colaborador eventual, contratos continuados e não continuados);
  • Solicitação de recursos extra orçamentários;
  • Controles orçamentários das demandas inadiáveis.

Atendimento suspenso:

  • Emissão das solicitações de notas de empenho e solicitação de recursos extra orçamentários;
  • Controles da execução financeira dos serviços continuados, serviços não continuados, materiais permanentes, materiais de consumo (demandas não inadiáveis);
  • Manutenção de instrumentos de controle financeiro;
  • Manutenção de instrumentos de controle de materiais.

Secretaria Acadêmica (total)

  • Atendimento presencial, telefônico e por e-mail à comunidade interna e comunidade externa, informando e orientando sobre as normas e procedimentos acadêmicos;
  • Encaminhamento das demandas do PAI – Portal de Atendimento Institucional;
  • Emissão e Autenticação de Documentos;
  • Análise de Requerimentos de Ajuste de matrícula, Aproveitamento excepcional, Cancelamento de matrícula (desistência), Quebra de pré-requisito, ACCs, Revisão de Prova, Segunda Chamada de Prova, Trancamento de matrícula, Validação de disciplinas;
  • Demandas relacionadas a transferências e retornos;
  • Cadastramento de disciplinas e turmas.

Secretaria de Colegiados de Curso (Parcial)

  • Dar suporte administrativo e técnico, secretariar reuniões dos Colegiados de Curso e Núcleos Docentes Estruturantes e redigir as atas;
  • Acompanhar os processos administrativos e acadêmicos das Coordenações de Curso;

Secretaria de Estágios (total)

  • Atendimento e suporte aos Coordenadores de Estágio, por meio de participação em reuniões de estágio para divulgação de cronogramas, procedimentos e avaliações para saídas de estágio;
  • Auxiliar no processo de firmação de convênios e cooperações de estágios obrigatórios e não-obrigatórios junto a instituições públicas e privadas;
  • Intermediar os temas relativos aos estágios dos estudantes do Campus Blumenau junto ao Departamento de Integração Profissional da UFSC (DIP/PROGRAD);
  • Atualização e divulgação de vagas de estágio;
  • Acompanhar os demais processos administrativos e acadêmicos dos estágios.

Biblioteca Setorial (parcial)

  • Horário de atendimento reduzido, com fechamento a partir das 18h00.

Núcleo Pedagógico (parcial)

Atendimento Suspenso

  • Projeto: Grupo de acolhimento: Vivências, trajetórias e fortalecimento acadêmico;
  • Atendimentos psicológicos;
  • Trabalhos de secretaria: emissão de certificados, agendamentos, dentre outros;
  • Apoio psicopedagógico aos estudantes dos cursos de graduação na forma de atendimentos individuais e oficinas;
  • Apoio nas atividades do PROFOR;
  • Apoio na divulgação dos cursos de idiomas.

Atendimento normal

  • Participação na elaboração do PPC do curso de Medicina;
  • Participação no PPC do curso de Psicologia;
  • Projeto Guingola;
  • Projeto de  Práticas corporais;
  • Atividades do PIAPE.

Secretaria de Pós-Graduação (total)

  • Assessoramento das coordenações dos programas de Pós-Graduação;
  • Atendimento à comunidade universitária e à comunidade externa: por meio do PAI, dos e-mails, do telefone e presencialmente;
  • Secretaria das reuniões dos colegiados dos programas de pós-graduação;
  • Expedição de documentos das coordenações dos programas de pós-graduação, entre eles, ofícios, portarias, declarações e comunicações em geral;
  • Auxílio às coordenações dos programas de pós-graduação no acompanhamento dos processos seletivos;
  • Realização dos processos de matrícula, ajuste de matrícula, trancamento e prorrogação de alunos da pós-graduação, assim como conferência dos requerimentos dos alunos;
  • Elaboração das documentações das bancas de qualificação e dissertação e devidas orientações aos membros e alunos;
  • Expedição de diploma dos discentes;
  • Implementação de bolsas de discentes dos programas;
  • Registro e controle da tramitação de processos das coordenações dos cursos de pós-graduação, por meio do sistema de processos administrativos – SPA;
  • Atualização contínua dos dados dos alunos, professores e disciplinas na Plataforma Sucupira;
  • Atualização dos registros acadêmicos e cadastrais referentes ao corpo discente e docente no Controle Acadêmico da Pós-graduação – CAPG;
  • Gerenciamento das páginas dos Programas no site da UFSC e auxílio nas redes sociais;
  • Revisão das redações de documentos como Editais de Processos Seletivos, de Bolsas, de Pós-doutorado, entre outros, realizando a conferência das legislações e sugestão de modificações que tornem os procedimentos mais eficientes;
  • Gestão dos recursos PROAP e encaminhamento de solicitações de compras de equipamentos, manutenção e auxílios a eventos de docentes e discentes;
  • Dentre outras atividades realizadas pela Secretaria de Pós-Graduação.

 

Atualizado em 03/06/2024.