Mensalidade do plano de saúde da UFSC terá redução de 9,5%

18/08/2021 16:08

Todos os usuários do plano de saúde da UFSC, contratado com a prestadora de serviços Unimed, terão um desconto de 9,5% nas mensalidades. Essa redução já deve aparecer na mensalidade de agosto, com vencimento originalmente no dia 15. O chamado “reajuste negativo” é retroativo ao mês de dezembro de 2020, o que deve gerar um crédito que será compensado nas mensalidades futuras.

O desconto foi obtido graças a uma cláusula do contrato atual entre a UFSC e a Unimed estabelecendo que deve haver um reajuste negativo sempre que o exercício apresentar uma sinistralidade inferior a 75%, o que ocorreu no período de exercício de 2020 (de dezembro de 2019 a novembro de 2020).

Por isso, além do desconto imediato na mensalidade, haverá a devolução de valores cobrados a mais a partir de dezembro de 2020. Para os clientes ativos do plano, os valores acumulados em sete meses (dezembro de 2020 até junho de 2021) serão ressarcidos no faturamento da compensação de agosto, com vencimento em 15 de setembro. Caso a fatura fique negativa com essa devolução, o valor será zerado e o restante do crédito lançado na próxima mensalidade.

Para clientes que foram excluídos do plano de saúde neste período, a devolução será feita em um segundo momento, por depósito em conta bancária do beneficiário titular. Herdeiros ou procuradores deverão apresentar documentação legal para se habilitar. A quem não possuir conta bancária, o valor será disponibilizado no banco Sicredi.

No caso de clientes ativos ou excluídos que estejam inadimplentes, será realizado encontro de contas para o abatimento da dívida sobre o valor a receber.

O plano de saúde da UFSC é um plano coletivo por adesão e inclui servidores ativos, aposentados, pensionistas, servidores da Advocacia Geral da União (AGU) e alguns remanescentes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFC). No atual contrato, o índice de sinistralidade meta está fixado em 75%, e no último exercício (2020) este índice registrou 65,5%.

Notícias da UFSC

Tags: plano de saúdeUnimed