Servidores do Campus participam de capacitação sobre segurança da informação e certificação digital

03/12/2019 09:37

No período de 25 a 27 de novembro, servidores do Campus Blumenau participaram do curso de capacitação Segurança da Informação e Certificação Digital, ministrado pelo servidor Fernando Lauro Pereira, coordenador da Coordenadoria de Certificação Digital da UFSC.

O curso tinha como objetivo compreender os aspectos da Segurança da Informação nos procedimentos administrativos, serviços e assinatura digital. 

Além de aprofundar os conhecimentos sobre a segurança da informação, os riscos inerentes ao mundo digital e conceitos básicos de criptografia, os participantes foram instruídos quanto aos procedimentos para realizar as diversas alternativas de assinatura digital na UFSC, bem como verificar a validade das assinaturas, além de discussões acerca dos pontos positivos e negativos dessas ferramentas.

O curso também permitiu a reflexão sobre a necessidade de rediscutir as formas de se trabalhar atualmente, e como a assinatura digital pode trazer aos processos e fluxos de trabalho mais agilidade, autenticidade, segurança, confidencialidade, integridade e confiabilidade.

Participaram do curso servidores de diversos setores do campus, como Secretaria de Curso, Secretaria de Departamento, TI, Direção Administrativa, Patrimônio, Gestão de Pessoas, Assistência Estudantil, Núcleo Pedagógico, Contabilidade, Laboratórios e até professores, o que possibilitará a multiplicação dos conhecimentos.

Quer saber mais sobre o assunto? Veja abaixo links úteis!

https://e.ufsc.br – Portal com todas as informações sobre Assinatura Digital na UFSC.

https://assina.ufsc.br – Assinador Digital da UFSC

https://verificador.ufsc.br – Verificador da validade das assinaturas

 

(Giullia Pimentel/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau)