Servidores da UFSC Blumenau participam de capacitação sobre gestão de documentos

21/10/2019 09:07

Na última quinta-feira, 17 de outubro, servidores do Campus Blumenau participaram do minicurso Gestão de Documentos, no Arquivo Central da UFSC, em Florianópolis. A capacitação foi ministrada pela coordenadora do setor, Ezmir Dippe Elias, e pelos arquivistas Ana Paula Alves Soares, Bianca Ferreira Hernandez e Luana Lobo dos Santos.

Participaram do minicurso servidores de setores estratégicos do campus, que lidam com diversos tipos de documentação: Carolina Suelen da Silva, Diretora Administrativa; Giullia Pimentel, Agente de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas; Priscila Margarete Bona, da Secretaria Acadêmica; Nathalia Cirne Diniz Cruz, da Secretaria de Pós-Graduação; Patrícia Andréia Amaral de Freitas Barthel, do Núcleo Pedagógico; Cláudio de Morais, da Secretaria dos Colegiados dos Cursos de Graduação; e Narjara Goerttmann, do Restaurante Universitário.

O curso foi dividido em duas partes. Na primeira, os participantes puderam conhecer melhor o Arquivo Central da UFSC; receberam orientações sobre conceitos gerais de arquivos e gestão documental; e aprenderam sobre classificação e avaliação de documentos e onde buscar o prazo de guarda de cada um deles. Além disso, os participantes foram instruídos quanto aos procedimentos que devem ser adotados para transferência, recolhimento e eliminação de documentos na UFSC. Na segunda parte do curso, os servidores participaram de uma visita guiada nas dependências do Arquivo Central.

A Agente de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da UFSC Blumenau, Giullia Pimentel, conta que esta foi a primeira vez que servidores do campus participaram de uma capacitação com este tema. “O curso foi muito produtivo e muito relevante. Aprendemos normas de gestão documental quem nem sabíamos que existia na UFSC. Tudo que aprendemos lá terá uma aplicação imediata no nosso dia a dia de trabalho”, avalia.

Além de tratar da organização do trabalho, Giullia ressalta ainda que a capacitação serviu para orientar os servidores sobre a importância da gestão correta de documentos em relação à segurança jurídica. “Em alguns casos, a destruição de documentos públicos sem passar pelos procedimentos adequados pode até ser considerado crime, com aplicação de multa e até detenção”, conta.

Giullia comenta ainda que a intenção é que os demais servidores da UFSC Blumenau também tomem conhecimento das normas existentes na instituição sobre gestão de documentos. “A ideia é que essas pessoas que participaram do curso sejam multiplicadores em seus setores”, completa.

Próximas capacitações presenciais na UFSC Blumenau

Ainda neste semestre, serão realizados três cursos de capacitação presenciais no Campus Blumenau:

Cidadania e inclusão social no atendimento ao cidadão (inscrições abertas)
• Segurança da informação e certificação digital (inscrições em breve)
• Do planejamento á resolução de problemas (inscrições em breve)

(Daiana Martini / Comitê de Comunicação UFSC Blumenau, com informações do Arquivo Central)

Tags: capacitaçãogestão de documentosminicurso